sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Houston, we have a problem!"

Essa frase célebre ficou conhecida no filme APOLLO 13, com Tom Hanks, de 1995. Ela foi dita, de fato, em abril de 1970 e reflete o início de grandes problemas que acometeram a aeronave espacial na missão entitulada APOLLO 13. Foi a sétima missão tripulada no programa espacial norte-americano e a terceira que tinha como meta pousar na lua. O pouso não aconteceu, mas os astronautas conseguiram voltar sãos e salvos para a Terra.O programa espacial com space shuttles (ônibus espaciais) retornou em 1981 e durou mais de 30 anos, mas acabou em julho do ano passado. No momento, a NASA não está trabalhando em nenhuma missão espacial tripulada, mas estão em solo programando o pouso em Marte, para 2030, mais ou menos. O campo agora está aberto para a iniciativa privada. Nesses 30 anos, Houston foi a primeira palavra falada do espaço e também a última. Maiores informações vocês podem conferir no site oficial da NASA.
Essa breve introdução é pra servir como pano de fundo da nossa visita ao NASA SPACE CENTER no dia 12 de maio. O Space Center fica em Houston e é lá que acontece (na verdade, acontecia) todo o controle técnico da missão, desde o controle do lançamento até o retorno e pouso, além do treinamento dos astronautas, preparo da comida que consumiriam no espaço, etc... O lançamento, em si, era realizado em Cape Canaveral, na Flórida, mas a "torre de comando" fica aqui.






     Passeio de "tram" pelo Centro Espacial.



   "Garagem" do ônibus espacial Saturn V


   O prédio onde fica o Centro de Controle (ou de Comando).



 O Centro de Controle propriamente dito.




  Em uma parte do imenso terreno onde fica a NASA, há um círculo de árvores dedicadas aos astronautas, tanto os que foram mortos em acidentes, (como o da Challenger, em 1986) quanto os que morreram de outras causas.





O ônibus espacial Saturn V




   Esse era o único brinquedo apropriado para Beatriz e Laura.

 O passeio foi bem interessante, mas não achei apropriado para crianças pequenas. Acho que a partir de 8 anos, dá para aproveitar. Fizemos o membership, mesmo assim, porque custa 3 dólares a mais do que a entrada, então vale a pena pra quem mora aqui. Assim, podemos voltar lá quando as visitas vierem. E o estacionamento é de graça para membros. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário