sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pausa pro almoço

Como minha mãe teve que abandonar o barco antes da época prevista (por motivo de força maior, coitada. Mas,já está de volta, chega domingo. Êba!!!), eu tive que assumir a cozinha. Nem acho ruim, porque amo cozinhar, inventar receitas, essas coisas. Só fica difícil fazer isso E cuidar da casa E lavar a roupa E secar a roupa E guardar a roupa E aspirar a casa E cuidar das criançascuidar de crianças E cuidar de crianças (três vezes, mesmo, porque é o servicinho mais difícil de todos).
Eu falei pra Mommy que o tempo que ela tivesse fora, eu viraria americana de vez, e comeria só coisa congelada e pronta. Não deu. Nem tentei, pra falar a verdade. Tá aí uma coisa que no Brasil é bem melhor: COMIDA.
Então, corre de um lado, corre de outro, põe umas roupas na máquina, acode uma menina daqui, acode outra acolá, escreve um pouco no blog, tira umas roupas da máquina, dirige pra lá e pra cá... a pessoa quase pira, mas ainda inventa de cozinhar. Essa semana, eu fiz: arroz com lentilha e carne de porco grelhada, trigo integral com frango, filé de frango empanado com batata frita, e o tradicional arroz, com feijão e bife, e abobrinhas recheadas com arroz e carne e spaghetti a bolonhesa. A mesma comida que estava acostumada em casa.  Nada de chiqueza, comidinha "classe média", mas tudo bem balanceado, gostoso e o mais importante, com muito amor.
Hoje, vou mostrar pra vocês o nosso almoço. De quebra, a receita, porque é muito fácil e saboroso. Mas, não sei as quantidades, porque faço tudo no olhômetro. Não sei quantas gramas de nada, pego um tanto que acho suficiente e mando ver... Essa quantidade deu pra três adultos que comem muito bem (eu, marido e pai) e duas crianças que não comem nada (Bia e Laura).
Ingredientes:
Aspargos frescos
Brócolis
Salmão
Alho, sal e pimenta
Azeite (para os verdes)
Manteiga de leite (para o peixe, aliás, frango rosa, minhas filhas não comem peixe...)



Lave os aspargos frescos( não pode ser em conserva). Corte uns 5 cm do talo (não vea cortar as pontas!), pois é uma parte mais dura de cozinhar.

Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em uma frigideira bem quente, ponha azeite e acrescente os aspargos
Vá virando com cuidado, são muito tenros e ficam queimados com facilidade.
Em 5 minutos está pronto. Ficam grelhadinhos, com algumas manchas amarronzadas e o verde bem intenso.



O filé de salmão (que deve ser de preferência fresco e não congelado) tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Se quiser limão, pode acrescentar e espremer um limão inteiro para essa quantidade que usei,  mas eu prefiro sem limão (e também não tinha, nem se eu quisesse).

 Mais ou menos uma colher se sopa de manteiga de leite( na mesma frigideira que você fritou os aspargos, que é pra não sujar muita vasilha.  A maçã não tem nada a ver com a receita, eu é que estava beliscando enquanto cozinhava :)
Corte o filé ao meio no sentido longitudinal e em pedaços de mais ou menos  em pedaços de mais ou menos 6-7 cm.
Vá fritando, até dar o ponto. Não pode fritar demais, porque senão fica seco. Vire apenas uma vez (senão despedaça)

[Eu inventei de fazer brócolis também. Cozinhe o brócolis por uns 10 minutos, escorra a água e reserve.
Passe o brócolis  na MESMA frigideira que fez os aspargos com azeite quente e alho picado, levemente dourado. Fiz isso antes do peixe, mas agora não consigo colocar as fotos na ordem certa.]   Com a água que cozinhou o brócolis, faça o arroz branco. Não tirei foto, porque arroz branco, todo o mundo sabe fazer . A novidade é usar a água que está com "todas as vitaminas" do brócolis. Nem sei se é verdade, acho que não, mas usei.




Os filés ficam assim, com essa cor linda. Na verdade, quase passou do ponto!

Então, esse foi nosso almoço: arroz branquinho, filé de frango rosa (porque peixe, eca, nem pensar, né, Bia?) aspargos grelhados e brócolis puxados no azeite. E para a salada, tomates picados com salsão.
Delícia!! Devo informar que marido comeu aos aspargos e os brócolis e achou gostoso. Então devia estar bom, mesmo.
Bon appetite!

4 comentários:

  1. Frango rosa foi muita imaginação, adorei!
    Uma perguntinha básica: o que é manteiga de leite?
    Sabe, meu marido é louco por salmão. Vou testar essa receita aqui, tão prática e saudável

    ResponderExcluir
  2. Manteiga de leite é manteiga comum, "manteiga-manteiga" e não margarina... Só hoje descobri que isso é um regionalismo (goiano). Meu marido, que é de Minas, acaba de me dizer que ouviu o termo pela primeira vez quando me conheceu...

    ResponderExcluir
  3. experimente temperar o salmao com maple, mas tem que ser 100% pure maple, fica uma delicia. e na hora de grelhar quando ele ja estiver no ponto vc joga o resto do maple, que estava marinando o salmao, na frigideira sobre o salmao, ele carameliza.... fica uma delicia!

    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou experimentar! Parece delicioso.
      Thanks!

      Excluir