domingo, 12 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS

Eu sei que é meio clichê escrever sobre os pais no Dia dos Pais. Mas, não tem problema pra mim, porque é sobre isso o post de hoje. É um dos 10 mandamentos: "Honra a teu pai e tua mãe", nós sabemos. O que muitas vezes não percebemos é que este é o primeiro mandamento com promessa ou seja, com uma recompensa da parte de  Deus " Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem seus dias na Terra". Uma vez me foi dito que Deus é tão sabedor de nossas fraquezas, que Ele não pede algo que não podemos suportar. Ele nos pede apenas o que nosso pequeno ser pode dar. E a palavra aqui é HONRA. Ele não pede "AME teu pai e tua mãe." Ele ordena "HONRE teu pai e tua mãe." Porque amar... só conseguimos amar se somos amados. Nós, seres pequenos...
É fácil amar um pai, se você tem um pai amoroso como eu tenho. Um pai exemplo de dedicação `a família. Um pai provedor,  perdoador, companheiro, sereno, tranquilo. Um pai capaz de oferecer tempo, de sacrificar dinheiro, de investir em construir filhos completos e felizes, acima de qualquer outro investimento. Amar esse pai é fácil, assim como é fácil honrá-lo.
Difícil deve ser amar um pai que, muitas vezes sob efeito de álcool,  castiga além da medida, que exagera nas punições causando dores no corpo e cicatrizes na alma. Difícil amar um pai que se absteve da (árdua) tarefa de educar, porque achou outra coisa mais importante a fazer... Um pai que abandona, que desiste do filho.(Muitas vezes dentro de casa, outras vezes literalmente desaparece e nunca mais se ouve falar dele).  Um pai que é abusador de força, de poder, de autoridade. E que reduz seus filhos a nada ao invés de saber que filhos são herança de Deus e projetá-los pra frente. Deve ser mesmo impossível amar um pai desses. Não há como colher o que não se plantou...
Por isso, Deus não nos pede "AME" teu pai e tua mãe. Ele nos ordena "HONRE". Pais bons e pais maus. Amorosos ou frios. Justos e injustos. Presentes ou ausentes.
Eu não sei quais foram os erros e os acertos do seu pai. Só sei que ele merece honra. Fazer o quê? Está escrito...
Seja um bom filho,  uma boa pessoa. Seja grato, obediente, trabalhador, honesto, íntegro. Seja MAIS. Seja VOCÊ um bom pai (ou boa mãe). Assim estará honrando ao seu pai, mesmo que não consiga amá-lo. Deus promete vida longa aos que assim procedem. E se Deus mandou, é porque isso é o que nos fará bem.
Eu tenho exemplo de pais maravilhosos na minha família. Meu pai, meu avós, meus tios, meu irmão, meus cunhados (cunhado é família? Rss... Pra mim, é!),  e claro, meu marido. A todos, um Feliz Dia dos Pais. Que Deus os abençoe e os conserve em saúde e vida looonga. Que vocês possam colher o fruto do penoso trabalho que é a paternidade.
E ao meu pai querido, a minha HONRA e o meu AMOR.

Na saída do Brasil, ajudando com os documentos.

Na chegada em Houston, depois de mais de 3 meses sem ver as netinhas.

No Houston Zoo (claro, programa orbigatório!)

No lobby do nosso condomínio

No office do condomínio

Fazendo o membership do IKEA!

No Hall da Paleontologia no Museu de Ciência Natural de Houston

Na exibição de arte egípcia do mesmo museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário