quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Desabafos de uma goianiense

Eu não sou uma pessoa que se irrita facilmente. Mas, se tem algo que me irrita é falar mal da minha cidade (Goiânia). Chamem de bairrismo, chamem do que quiserem, mas com ela ninguém mexe... quero dizer, só eu. Eu e os goianienses. Acho que cidade é igual filho, só a gente mesmo é que pode falar mal. Então, eu sei dos defeitos, mas não gosto que ninguém mencione - a não ser que seja filho da terra, também, porque aí as críticas podem ter um pouco de sentido. Do contrário, não. Na na ni na não!

Uma das coisas que mais me deixavam p. da vida, acontecia quando eu estava em congressos ao redor do país, ou em eventos, ou mesmo durante as férias familiares na praia. As pessoas perguntavam de onde eu era, e quando a resposta vinha - "Goiânia!"- essas próprias pessoas mal-amadas, excomungadas, "desgramadas", desinformadas, respondiam com cara de desprezo - "Ah! Então você é cidade pequena!" Olha, eu juro, que a minha vontade era de ir na fuça delas com tudo! Sabe assim, o Chico Bento bravinho? Daquele jeito. Mas, eu engolia essa vontade e dizia, com cara de paisagem - "Goiânia tem quase 2 milhões de habitantes, filhinha... Não é uma cidade pequena!"




Meus queridos leitores de São Paulo/ Rio: amo ter vocês aqui no blog, que fique bem claro. E não estou generalizando o que vou acabar de escrever. Mas isso acontecia mais frequentemente com pessoas dessas duas cidades, que são, obviamente,  as MAIORES CIDADES do Brasil. E cidades que eu amo, por sinal! Mas só porque a mulher tem 1,98m de altura,  isso não significa que uma  de 1,81  é baixinha... E não adianta a pessoa ser de uma grande cidade, se tem a mente pequena...

Goiânia tem 1.302.000 habitantes, de acordo com o último Censo. Se considerarmos a "Grande Goiânia", incluindo municípios vizinhos, este número aumenta para mais de 2 milhões. Goiânia é a cidade número 1 do país em estrutura urbana, como calçamento e pavimentação.  É a segunda maior cidade do Centro-Oeste ( só perde pra capital nacional - Brasília) e a décima primeira das 5.564 cidades do Brasil. Tudo isso de acordo com o IBGE. Mas, só quem vive lá  é que pode dizer que é uma cidade muito agradável de se morar, com lindas praças e parques, sendo uma das cidades mais "verdes" do país. É claro que tem defeitos (ah, sim!), mas eu não vou falar de nenhum deles. Não pra vocês, leitores de outras municipalidades. Porque tem isso também: defeitos a gente só comenta pros conterrâneos.




O Brasil também tem defeitos, claro, muitos. Mas, quer me matar de ódio é falar mal do Brasil pra quem não é brasileiro. Olha, você quer reclamar da corrupção, da sujeira das ruas, da desorganização das coisas e da falta de educação do povo  e etc., etc., etc., e dá-lhe etc.? Que reclame! (Eu  também reclamo, gente, ninguém é de ferro).  Mas ache um compatriota, ok?  Nós sabemos das nossas próprias mazelas. Não vamos sair por aí detonando a nossa nação para gentes de outras terras. O povo estrangeiro já se acha, não vamos nos diminuir ainda mais... A gente não precisa mentir, falando que o Brasil é só praia, mulher bonita, futebol e carnaval. Que é quase uma nação desenvolvida (ninguém precisa ouvir uma lorota dessa) e que é o paraíso de segurança pública. Mas, nada de agourar a terrinha....

Tem outra coisa que me irrita profundamente, é falar que goiano fala errado. Pois a mesma fulaninha excomungada, que acha Goiânia pequena, teve a audácia de implicar com o nosso jeito de falar. "Vocês falam muito errado na sua família," O quê? Implicou com a minha cidade, com o meu jeito de falar  e não satisfeita,  implicou com a minha família? Escuta aqui, minha fia. Lá invém ocê di novo. Nóis fala errado porque nóis qué, porque nóis gosta. Nóis sabe falar direito sim! Pior é ocê, que nem sabe o que é  lorota. E nem mazela.


Não mexe com quem tá quieto!


É... é feio, sim. E pra quem não está acostumado, pode pensar que não sabemos articular as palavras corretamente... Nós, da minha casa, quando estamos em ambiente familiar, também falamos assim. Se você me lê, sabe que sei falar e escrever corretamente. Pode até ter um errinho de concordância aqui outro acolá, mas são poucos (espero). No mais, falamos português "normal". Mas, temos o goianês como dialeto. Somos poliglotas, minha fia, hahaha.

Pois então, hoje, minha cidade natal completa 79 anos. E estou aqui com uma pontinha de saudade...  Saudade das suas praças, dos seus parques, da suas avenidas, dos seus moradores. Saudade do seu jeito acholhedor. Saudade  da minha Goiânia, do Setor Oeste, do Zoológico, da Igreja Metodista Central, do  Colégio Santo Agostinho, da minha família e do nosso jeito, digamos, especial de falar.

Parabéns, Goiânia, sua linda! Você mora no meu coração. Vivo um tempo de desbravar outras paisagens, espero que me perdoe...


P.S.: Os comentários grifados em vermelho são para uma pessoa específica e real (infelizmente) e não se trata de uma generalização a pessoas provenientes de nenhum município da nossa nação.


22 comentários:

  1. Hahaha adorei!!
    Tb nao gosto que falem da nossa cidade!!
    E odeio ter que explicar onde fica Goiania!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica, mesmo? NO Mato Grosso? Lá tem praia? Ah, que pena...
      E por aí, vai! Duro, né, Gabriela?
      Beijos!

      Excluir
  2. Cris!
    apesar do post ser "meio bravo" pra alguém, sei lá quem... menina adorei saber sobre Goiana, e que cidade bonita... pelo menos as fotos que você postou, caracas linda!!!
    Parabéns então Goiana!!! adorei....
    E penso igual a você... não mecha com "os nossos"... viro uma leoa...
    beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Ana! Goiânia é uma cidade bonita e agradável e famosa por moradores melhores ainda. Hahahaha! As fotos são sem photoshop. É desse jeitinho, mesmo. O meu prédio está na última foto, do lado direito, com detalhes azuis.
      Não tem onça andando na rua, mas eu viro uma, quando alguém mexe com meu povo. Hahaha!
      Beijos.

      Excluir
  3. Adorei os comentarios para uma pessoa especifica e real hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia.
      Obrigada por comentar! Bom te ter aqui no blog
      Beijos no coração!

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkk, morri de rir, fica onde mesmo goiania?
    tem jacaré nas ruas aposto!!!!é asfaltada? rsrrsr brincadeirinha...
    Cris, eu mesma me surpreendi qd conheci Goiania, uma cidade realmente muito linda, quem fala sem conhecer e mal ainda por cima, é por pura ignorância, literalmente, bjoss em especial para minha afilhadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luli!
      Vem pra Houston, que eu te garanto que você vai se surpreender também!
      Beijos!

      Excluir
  5. Imagina eu que morava em Teresina no Piauí! Ninguém sabia onde era, achava que era no Norte, pode?! Mas não consigo ser tão patriota, infelizmente. Parabéns pra vc por defender lindamente sua cidade e pra Goiânia que é linda mesmo (já comprovei ao vivo hehehe). Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Carol. A gente sofre, né? Igual a um amigo da minha irmã, que foi chegando no aeroporto de Goiânia e perguntando pro taxista onde era a casa dela!!! Porque sabia que éranos uma família conhecida!!! Kkkkkk O taxista não entendeu nada. O cara não tinha um endereço, nada. Achou que era só chegar, que todos nos conheceriam ( Detalhe: gente estudada, com pós-graduação e tudo!!!). É de rir pra não chorar....

      Beijos!!

      Excluir
  6. Não sou de Goiânia, mas os 6 anos que morei nesta cidade foram muito felizes. Posso dizer que os defeitos são compensados pelas pessoas. Nunca conheci um lugar com pessoas tão animadas e acolhedoras como as que convivi aí. Quando li o post até encheu os olhos d´agua, sinto muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mermalada! O Povo é muito gente-boa! Rssss! Que bom que foi feliz lá. Eu também posso dizer o mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  7. É Cris, você disse tudo. Acredite, já me perguntaram se é comum a gente ver cobra nas ruas. Quase respondi: só quando gente como você vem aqui. É mole? A pessoa vem aqui e fica falando mal da cidade para os moradores. Volta logo (pelo menos para passear). Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Uma vez uma moça de Campos (RJ) me perguntou se tinha muito índio em Goiânia. eu perguntei pra ela se tinah muito índio em Campos ( porque a cidade se chama Campos dos Goytacazes - em homenagem a uma tribo indígena da região). Ela disse que não. Eu falei " Pois é, se nos campos dos goytacazes não tem índio, por que teria em Goiânia???" Ela ficou caladinha. Vou voltar em breve, passa rápido.
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Cris!!!!
    nevou aqui!!!!!!!!!
    ameiii ver a neve... vai lá pra vc ver as fotos... ai Cris lindo!!!!! fiquei estasiada...
    beijinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi no face, menina! E ainda é outubro, que loucura! Imagino o inverno, nossa!
      Aqui hoje fez 4º C! Bem frio pra Houston nessa época... VOu lea ver mais fotos! Bjim

      Excluir
  9. Cris, eu sou baiana entao eu sei bem o que eh ser taxada de um monte de coisa. Comecando por preguicoso e mais recentemente ainda descobri que na regiao sul do Brasil, baiano eh sinonimo de coisa brega. Enfim, eu morro de saudade daquilo lah :)

    Ps: conhecemos uma familia goiana que mora em salvador e que teimavam em nos engordar. O que eu mais gostava era uma tal de pamonha salgado, de comer ajoelhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamonha é tudo de bom, mesmo, Lorna! Tem bom gosto essa baiana. Rssss
      Beijos!

      Excluir
  10. Eu nasci em Goiania, sabia? E sim, de interior nao tem NADA! Cidade grande, urbanizada... Eu nasci, mas logo com 1 ano fui pra Sao Paulo, pois meus pais sao de la.. entao, sou paulista de coração... Eu amo Goiania, claro!
    E eu sei exatamente como voce se sente, porque na escola as criancas tiravam sarro quando descobriam onde eu tinha nascido, diziam que eu era caipira... afe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goianiense, Luana? Conterrânea!!! Adorei. Olha, se você quiser falar mal, você pode. Mas só para "nóis", tá?

      Excluir
  11. É isso mesmo Tchu!
    Adoramos Goiânia. Apesar de não ter nascido aquí, vivo por mais de 35 anos. Não admito falarem mal desta maravilhosa cidade.
    Ulisses Tuma

    ResponderExcluir
  12. Grande Tilisses!
    Obrigado pelo comentário. Adorei ter o senhor aqui no blog, venha mais vezes. Se o senhor acha Goiânia maravilhosa, é de se respeitar. Porque, olha, gente, o senhor é a pessoa mais viajada que eu conheço!!
    Beijos!

    ResponderExcluir