segunda-feira, 22 de outubro de 2012

No clima da estação

Atendendo a centenas de cartinhas, telefonemas e telegramas (traduzindo = alguns comentários de gatos pingados no meu perfil do facebook), lá vem outro post. Assim, todo mundo fica feliz, inclusive eu.
As coisas andam meio tumultuadas, com tantos afazeres domésticos somados ao leva e busca e `a loucura das noites sem dormir. Mas, isso é assunto para um outro post, qualquer dia desse.
Sabe aqueles tons lindos de folhas amareladas e alaranjadas, que a gente vê nos calendários? Aquelas folhas de maple típicas do Hemisfério Norte (iguais `as da bandeira do Canadá), ficando avermelhadas e formando pilhas e pilhas no chão, onde as crinças podem se jogar?




 Pois é. Não tem aqui não...

Já vi que por aqui não teremos esse outono lindo de viver, com os tons naturais tomando as copas das árvores. Isso só mesmo na costa leste. Vou ter que me contentar com os dias mais curtos e o clima mais ameno, e uma folhinha aqui outra acolá, caídas na grama ( se os varredores deixarem,  porque vou te contar, oh, povo que trabaia por aqui! Começam a "varrer" ainda está escuro. Quase que não sobra uma mísera folhinha pra alegrar o nosso outono.) Mas, ainda bem que nesse período, as árvores ficam muito das "sem-educação" e deixam cair suas folhas o dia inteiro. Não é aquela coisa liiiiinda dos calendários e das fotos acima, mas já tá bão. (Pollyana)
Anyway, fui contaminada. Estou irreversível e totalmente tomada de paixão pelo outono, mesmo que ele seja mixuruco. Mesmo que ele não seja de folhinha.  Pelo menos, tem as abóboras. Viu como começa a paixão pelas abóboras? 
As danadinhas das abóboras ( ou cebolas, para alguns) são mesmo encantadoras. Acabei entrando na dança e  até comprei a minha. Não sei se vou comê-la ( novamente, convenhamos que não é muito gostoso), mas por enquanto, tenho uma única abóbora, solitariamente exposta na minha porta. Ela fica terrivelmente humilhada, frente `a decoração do meu vizinho empolgado, mas ainda assim estou feliz com ela. Ah! E devo esclarecer que é uma abóbora do bem.

Decoração do meu vizinho.



Sim, porque existem as abóboras do bem e as abóboras do mal. Não sabiam? As meninas daqui de casa dividem as abóboras dessa maneira.
As abóboras do mal são as "carved pumpkins", ou jack-o-lanterns,  que fazem alusão ao Halloween, com carinhas assustadoras que as meninas não gostam. 
As abóboras do bem são simplesmente abóboras. Podem até ter carinhas pintadas (porque eles adoram uma carinha na abóbora), mas são sempre amigáveis. Elas só têm a dizer que o outono chegou e que é tempo de abóbora! Arrimariahomi está no ar!

Abóboras "do Mal"

Decoração "do Mal"

 


Decoração "do Bem"


Essa semana, uma das tarefas das crianças é decorar uma abóbora. Vou ter que usar a minha abóbora-enfeite-de-porta, porque não estou afim de comprar outra abóbora, apesar de terem dezenas de formatos, cores e tamanhos.Temos que decorar a tal da abóbora, com temática do bem ( não pode esculpir), pois pelo que entendi teremos um concurso e vai ganhar a abóbora mais criativa. Mas, gente, vocês não têm idéia do que eles fazem com as abóboras!! É uma coisa profissionalíssima, muito acima do nível de artesanato que soma até hoje duas páginas de scrapbooking e duas ovelhas de massinha.  Coitada das meninas, vão passar vergonha...Mesmo com a minha vasta pesquisa na internet [até já me cadastrei em sites como How to decorate your pumpkin, Pumpkin ideas, Fall decoration with pumpkins, (sim, tem sites inteiros dedicados ao assunto).] Assumo pelo que vi, que tem até curso superior de decoração de abóboras para o outono. Mas, acho que vou ficar só no Kindergarten  das abóboras, não vai ter outro jeito.


Aqui estão as mais fáceis que eu achei. 
Are you kidding me? Seriously?

 


Deve ter uma certa magia na tal da abóbora, porque você olha pra elas no supermercado e elas te dizem "me compra, me compra, me compra", deste jeitinho assim, em português mesmo. Uma coisa quase incontrolável.  Eu caí neste canto da sereia uma vez, mas não sei se caio uma segunda. Pra se ter uma idéia, as meninas já estão achando uma abóbora muito pouco, querem uma de cada lado (ó o país do consumismo aí, gente!). Mas, como eu acho tudo caro, vamos ter que nos contentar com UMA abóbora. 



Pelo menos, até a gente ir no Pumpkin Patch, que é o programa da semana que vem. São fazendas de abóbora, com atividades para crianças como andar de trator, de pônei, labirintos em campos de milho, e claro, colheita das abóboras. Acho que as meninas vão gostar, pelo menos as pequenas. Acredito que a pulguinha mais velha não verá muita graça...



Nessa época do ano, pipocam festas e festivais pela cidade, tanto com o tema Halloween ou  apenas com a temática do Outono (Fall) e da Colheita (Harvest).  Aqui no prédio, teremos Halloween essa semana, com direito a um concurso de fantasia E um concurso para a melhor abóbora (again, vou usar a mesma.) Muitas escolas e igrejas evangélicas também promovem festas com atividades para crianças, como pula-pula, touro mecânico, essas coisas.  As crianças também  podem ir fantasiadas e trocar seus doces em um ambiente familiar e agradável, sem aquela vínculo explícito com o Halloween. Mas, tecnincamente, me parecem a mesma coisa. Apenas, as abóboras não podem ser esculpidas e os trajes não podem ser assustadores ou vinculados com coisa de bruxaria e fantasmice.



A minha!

Sábado, fomos na festa do Dia das Crianças e Halloween do BMH (Brazilian Moms in Houston). Na verdade, foi uma festa para comemorar o Dia das Crianças (do Brasil), com tradições americanas (Halloween). Então, as crianças  foram fantasiadas.  Brincadeiras, piñatas e muitos doces deram o tom da festa, e as pequenas se divertiram muito.



Meninas na festa BMH.
 


É isso aí, minha gente. Espero postar em breve foto da minha abóbora-mil-e-uma-utlidades lindamente decorada para o concurso.
Sem grandes expectativas, combinado?





6 comentários:

  1. Tchu,as meninas devem estar amando! Estao descobrindo coisas novas todos os dias! Muito bom. Gosto muito de saber como voces estao, das novidades. A ideia do blog foi otima!
    vim dos Estados Unidos no inicio de outubro/12, na regiao que minha filha mora as arvores ja estavam ficando avermelhadas e caindo as folhas, uma coisa linda! Fomos numa fazenda no labirinto no milharal, muito bom! E fomos tambem em outra fazenda colher `apple` e abobora! Amei.
    Que Deus continue sempre com todos voces!!!

    Abadia.
    Abadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido um tempo muito abençoado pra nós. O blog é um diário precioso desse tempo, e conta com a interatividade que ajuda a diminuir a saudade...
      Vi suas fotos! Adorei.
      Contamos com a oração de vocês pra que tudo corra bem aqui,
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Cris, aqui os catadores não são tão eficazes assim ou as folhinhas não param de cair. Tô achando tudo lindo, as árvores coloridas e as folhas no chão me enchem os olhos. Não vi você comentar, mas por aqui tão vendendo agora maçã caramelizada, aí também?! Acho que é costume dessa época também. E concordo com você, acho tudo caro no supermercado, principalmente na área de produção/diário. Meu vizinho fez 2 Jack-o-lantern mas eu não tive coragem de comprar nenhuma abóbora pra colocar na porta porquê custa dinheiro e certamente vai estragar. hahaha Adoro ver a empolgação deles com a decoração! Ah, no meu curso de inglês a professora falou pra fazermos uma festinha de Halloween, será que vai ser tudo de abóbora?! hahaha Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha abóbora comprei a mais barata, Carol.Foi 3 dólares, eu acho. Porque elas chegam a custar mais de 10 dólares cada ( dá pra ver os preços nas fotos). É muito dinheiro pra jogar fora... O outono aí deve ser mais intenso, acho que é por isso que você tem visto mais folhas.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi flor...
    que pena que ai nesta região não tem essas paisagens... pois estou amando presenciar isso... é muito lindo... estou escrevendo um pots sobre o outono aqui, já já sai... (preguiça me pegou).
    Mas adorei saber de vocês... a decoração das aboboras... (aqui também tem isso).
    E fico aguardando a sua decoração... rsrsr
    beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana, Vi suas fotos e fiquei numa invejinha do seu outono aí na Alemanha... Mas, o seu inverno não vou invejar, não! Rssss
      A abóbora está quase pronta!
      Beijos!

      Excluir