domingo, 25 de novembro de 2012

Happy Thanksgiving!


Ok, o título do post está meio atrasadinho( o dia mesmo foi 22 de novembro), como tudo ultimamente neste blog... Laura recuperando de uma virose + ausência de empregada e babá + Thanksgiving Break das crianças (férias) + Arrumacão pré-Viagem + Viagem + Arrumação pós-Viagem + etc, etc, etc = posts atrasados!!
Mas, nunca é tarde para ser feliz, né não? Então nunca é tarde para agradecer também.
Thanskgiving quer dizer Ação de Graças, o Ato de dar graças, Agradecer.  Sua origem data do século XVII, quando peregrinos - colonos protestantes- em Plymouth,  Massachusetts, comemoraram juntamente com os índios, uma boa colheita de milho em 1621, depois de anos com inverno rigoroso e colheitas mal-sucedidas. Isso aconteceu no final do outono. (outono= abóboras= colheitas, lembram?) Mesas postas ao ar livre, peru como prato principal, colonos e nativos juntos, agradecendo a Deus a sua provisão. Marco na história dos Estados Unidos. 
Em 1863, o então presidente, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. E assim tem sido feito desde então. O dia de Ação de Graças é considerado por muitos o feriado mais importante do calendário americano. Embora tenha suas raízes no protestantismo, ele é celebrado por católicos e quase todas as outras religiões, e não é um feriado religioso e sim, civil. É tempo de estar com a família, em almoços e confraternizações, com peru, batata, milho e torta de abóbora (a mesma comida que estava presente no dia original). Trata-se do feriado mais viajado da América, todo o mundo para um pouquinho e vai visitar os parentes mais chegados.  Tempo de dar um basta na correria e agradecer a Deus pelo que Ele tem feito.  E nada mais especial do que a família! E um coração agradecido cabe em qualquer lugar, qualquer situação, por mais caótica que seja. Pois sempre há algo para agradecer. Claro que devemos agradecer todos os dias, não só no Thanksgiving. Mas, nesse dia, é especial. É como o Natal: não devemos lembrar de Jesus só no dia 25 de dezembro, devemos tê-lo em nossos pensamentos e ações todos os 365 dias do ano. Mas, no dia 25 de dezembro, é especial.   Mais ou menos assim. 
O Brasil, que gosta tanto de americanizar tanta coisa, bem que podia adotar essa celebração. Importaram o Halloween - e ouvi dizer que até o Black Friday - por que não o Thanksgiving?
O peru é a figura dominante nessa época. E peru aqui fala inglês, gente! Não tem nada de glu-glu, não... É gobble-gobble que o bicho faz. Chique! A Laura acha que são pinguins. Cebolas de Halloween e Pinguins de Thanksgiving! Essa menina é uma figura, detona com as tradições americanas... 
Todas as tarefinhas da escola envolvem o bichinho. Mandam o desenho, e as orientações: Decore o peru com miçangas, faça as penas de não-sei-o-quê-lá-mais, cole o rabo com  feltro, essas coisas. Cada dia, um projetinho... Eles têm uma simpatia imensa com a ave!
Thanksgiving é também sinônimo de família. Nós aproveitamos os dias de descanso para uma viagem em família: fomos todos pra San Antonio, que é uma cidade super agradável e charmosa a 3 horas de Houston (já falei dela aqui no blog). Mais tarde, faço um post específico dessa viagem, que foi bem legal.
No dia de Ação de Graças, é uma tradição cada um responder a uma pergunta bem simples: What are you grateful for? O que você gostaria de agradecer? A Bia, por exemplo agradeceu pelas baleias.  E a Laura,  pelos sealions (=leões marinhos) Passamos o dia na SeaWorld, pessoal, acho que isso teve uma leve influência... O fato é que todos nós temos  muitos motivos para agradecer: a família, a saúde, os amigos, a provisão de Deus... Em todas as esferas da sociedade, em todos os níveis econômicos, em todos as classes sociais, há motivos para  agradecer a Deus, e  isso não se mede pelo volume de coisas que se tem. Porque as coisas que realmente importam não se contam. E são essas que primeiro vêm a mente, quando pensamos em agradecer. Coisas que tem o maior valor são justamente as que não tem preço...
Para nossa reflexão, transcrevo abaixo uma das muitas passagens bíblicas que falam sobre gratidão. E vc? What are you grateful for? Lembre-se: Nunca é tarde...

E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. 
Lucas 17:12-19

6 comentários:

  1. "É gobble-gobble que o bicho faz. Chique!" - hahahahaha... nossa, que estranho, ne? Eh igual ao latido, nao eh? Nada de au-au, mas barf-barf, ou algo assim!

    Sou grata pela vida, pelas misericórdias de Deus que se renovam todas as manhas, pela minha família, pela minha saúde e por conhecer gente maravilhosa, como você! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Luana! Obrigada! Você também é maravilhosa, divertida e inteligente! Graças a Deus porque ainda existe gente boa no mundo!! E pela blogosfera, que nos faz conhecer essas pessoas! Beijos!

      Excluir
  2. Oi flor... nossa é no dia 22? foi aniversario do Ivan neste dia... rsrsr... sabia que era em novembro (sempre aparece em filmes né!!! rsrsrsr), mas não sabia que era exatamente dia 22...
    Verdade o Brasil esta com essa mania de celebrar "festividades"que não é da cultura de lá... acho isso um pouco estranho, any way...
    beijossss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana! É sempre a penúltima quinta-feira de novembro, esse ano caiu dia 22. Dia de agradecer a Deus por tanta coisa, inclusive pelos maridos, né? Bem, tem gente que não pensa assim , kkkk. Mas, a gente está bem satisfeita com os nossos, né? Beijos e Parabéns pra ele!

      Excluir
  3. Oi Cris. Bem que poderiam copiar essa data aqui no Brasil mesmo. As pessoas não costumam ser gratas (de coração) a Deus. Seria um bom exercício. Sabia que já levei essa mensagem ao HEMOGO? Espero que a semente tenha germinado em alguns. Ah! As meninas na fazenda estavam D+ . Bjus

    ResponderExcluir
  4. OI, Cris! Desculpe a demora em responder. Vamos continuar plantando, uma hora a gente colhe! Bjs!

    ResponderExcluir