quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O moço da manutenção

Eu ia fazer um post todo bonitinho do Valentine's day, mas desisti, porque ia precisar de fotos e mais fotos e  dá um trabalho danado e a máquina está sem bateria. Talvez eu faça amanhã, que é o dia real.
Eu ia fazer um post todo bonitinho sobre a segunda parte do potty trainig, mas desisti, porque, convenhamos, ficar falando de cocô o tempo todo... ninguém merece!
Eu ia fazer um post sobre as regras de trânsito aqui, mas também ia dar muito trabalho pra pesquisar e  e eu estou meio atarefada com outras coisas. E eu queria que o post fosse publicado hoje ainda.  Então, assim nasce o post do hoje, no meio das minhas tarefas domésticas - ("É só disso que ela sabe falar?" - Não, eu sei falar de outras coisas, mas, simplesmente  não dá tempo.)
Então, eu vou falar do meu dia. E, como eu estou sempre atrasada - alguém pode me explicar por que? - o dia na verdade, foi ontem...

fonte: www.firstlightpropertymanagement.com 


Ontem liguei pro cara da manutenção. Eu acho o máximo o cara da manutenção!
Não me levem a mal,  leitores de pensamentos pecaminosos! O homem é uma bagaceira...  O que eu acho o máximo é  ter um cara da manutenção pra eu ligar. Na realidade, você liga pro escritório do condomínio, e relata seus problemas ( não todos, só os da casa! Nada de falar que está passando por uma fase difícil e tal, que tem filho adolescente e criança no potty trainning - isso eles não querem nem saber, problema seu, que é louca!) Mas, tudo que estiver errado com a casa, eles resolvem.
Então, eu comecei a rezar o terço pra coitada da secretária. (E= Euzinha /S= Secretária do Condomínio.)
E= Dona, meu fogão está com problema.
S= Qual problema, Sra.?
E= (Algumas "bocas" não acendem? Como falar isso? "Stove mouths"? Não vai dar certo. E não é fogo, é serpentina... como falar isso, gente? O fogão é elétrico! Devia ter estudado inglês, antes de ligar pra manutenção...) Enfim, sai a minha pérola - There is no fire!( Não tem fogo)
A mulher deve pensar do lado de lá - Thank God, there's no fire!
Deu um trabalho, mas ela entendeu - The burners are not working! As serpentinas se chamam burners.
E= Tem mais, Dona: as tigelas metálicas que têm debaixo das serpentinas estão precisando ser trocadas. Isso sou eu que troco ou vocês trocam? 
S= A gente troca e,  by the way, as panelinas metálicas se chamam "drip pans"...
Ok, ok,  Dona, vocabulário aumentando...
S= Mais alguma coisa?
E= Nossa, mais trezentas coisas, minha filha, escuta firme aí. Sim, sim. A máquina de lavar quebrou.
S= Que parte?
E= Ela está de gozação comigo? Porque não sei o nome disso nem em português, e nem é o de Portugal dessa vez, não sei isso nem em portugês do Brasil. A parte de dentro da máquina. A que a gente põe a roupa - tem nome isso?
S=...
Se tem nome, ela também não sabe, porque eu expliquei direitinho que a parte de dentro que é redonda, soltou da parte de fora que é quadrada - entenderam?  Ela entendeu, anotou, mas não veio com mais nenhuma palavrinha pra enriquecer meu vocabulário...
S= mais alguma coisa?
E= Um hum, a parte de fora da gaveta da cozinha soltou. Trocar o filtro de ar-condicionado, tem lâmpadas apagadas na sala e nos banheiros, a banheira está escoando água muito devagar, a pia do banheiro do quarto do casal, está entupida, e eu preciso de uma decoração nova pra minha sala e uma cabeceira linda pra minha cama, porque a casa está com cara de república de estudante. 
S=Ok. Algo mais?
E= Não, não... Só isso!
S= Infelizmente, hoje não poderei mandar o cara da manutenção, porque faltam 10 minutos pro horário dele, mas mando amanhã, está tudo bem pra senhora assim?
E=  Craro!


Eis que hoje de manhã, me aparece o "homi' , que até hoje não sei se chama José ou Fernando e não sei por que cargas d'água, confundo o nome dele.

Ele veio, mexeu daqui, mexeu dali, trocou tudo que tinha que ser trocado, consertou tudo que tinha que ser consertado. Mexeu em coisas elétricas, hidráulicas e de marcenaria.
Custo total = ZERO dólares.
Não soa incrível pra gente que é do Brasil?
Isso no Brasil, ficaria uma fortuna!Eu teria que chamar,  no mínimo, umas quatro pessoas diferentes - o cara da máquina, o moço do fogão, o encanador, alguém pra arrumar a gaveta... e as lâmpadas, eu teria que trocar. Ou então, chamaria Dr. Marido, que não ia resolver nadica de nada, porque, afinal,  "estudou pra médico" e  não sabe mexer com essas coisas Guess what? Eu também estudei pra médica, mas sei lavar banheiro,  limpar rejunte com escova de dente e fazer ribs on the barbie e tudo o mais, tá? Fica uma belezinha!
Mas, vamos voltar ao assunto, que eu não quero encrenca com maridinho, que amanhã é Valentine's day e não quero comprometer meu presente ele tem sido  bom em muita coisa doméstica. Mas, fala se não é o maximo você ter tudo isso providenciado pelo condomínio? É claro que o preço deve estar embutido no valor do aluguel, porque não existe taxa de condomínio- mais uma benção! Mesmo  tendo o valor incorporado, é muito prático. 

Quando você ALUGA um imóvel aqui nos States,  o proprietário é quem toma conta dessas coisas. Se você é o dono, azar o seu. Ainda bem que somos inquilinos!! No nosso condomínio, todas as unidades são alugadas, ninguém é dono de nenhum apartamento aqui. Uma grande firma é proprietária  de todos e eles gerenciam todas as unidades, bem como áreas comuns. `As vezes,  eu me sinto morando em um hotel... e eu gosto. Se fosse deixar por minha conta arrumar esse tanto de coisa, olha... iria demorar um pouco.

Isso revela uma outra característica do país - eles são muito preocupados com a manutenção das coisas,  em geral, dos imóveis, tanto propriedades públicas quanto particulares. Todo o mundo cuida do que é seu e a prefeitura cuida do que é comum, geralmente, com muita rapidez. Aqui no prédio, quando as flores começam a perder o viço, eles trocam. O tapete do escritório do condomínio tinha algumas manchas- foi trocado. A pintura de escadarias e detalhes de metal na área externa é refeita uma vez por ano, a academia - que era novinha!- foi reformada (trocaram o tapete). Se um carro "raspa" em uma parede, em menos de uma semana, está consertado. O lugar fica sempre com aspecto de novo, tanto que eu quase não acreditei quando soube que o prédio tem 16 anos!!!

Se tudo der certo, chamo o seu José ( ou Fernando?) de volta em um mês - pra trocar o filtro do ar-condicionado. E assim, fica todo o mundo feliz - Euzinha, sem estressar por ter que ligar pro encanador/marceneiro/consertador da máquina, marcar hora, levar bolo e ainda ter que desembolsar uma fortuna; Dr. Marido,  aliviado, porque não fico perturbando ele igual um pica-pau (Quer comprar um pica-pau?) achando uma absurdo ele não saber fazer tudo isso, as meninas= felizes por terem o que comer e vestir após os devidos consertos. 
Moço da manutenção= família feliz!


15 comentários:

  1. So pra te deixar bem feliz,hoje,chamei um moço da maq. de lavar e paguei uma bagatela de 140,oo reais....amanha vai ser a vez do fogao... qt.será? e agendei a maq. antes do carnaval.......... diferente nao? saudades. Pra variar vc escreve com muita propriedade......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe! Que bom a senhora aqui no blog! Pode tratar de aparecer sempre, onde já se viu uma blog que NEM a mãe da autora participa!! Adorei! Mas, eu queria mesmo que a senhora aparecesse por aqui. De carne e osso. Estou esperando. Tudo vai dar certo. Beijos. Saudades

      Excluir
  2. "Eu ia fazer um post todo bonitinho sobre a segunda parte do potty trainig, mas desisti, porque, convenhamos, ficar falando de cocô o tempo todo... ninguém merece!" hahahahahahaha
    "Quando você ALUGA um imóvel aqui nos States, o proprietário é quem toma conta dessas coisas." aqui também eh assim! Uma maravilha pra quem aluga, mas uma dor de cabeça pra quem eh dono do imóvel... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, em breve falo do cocô de novo, estou só dando um tempo pra disfarçar!!
      Quanto `a história de ser proprietária do imóvel, diz meu marido com muita sabedoria: Não existe horta sem tiririca... (Tem que ser meio caipira pra entender)

      Beijos!

      Excluir
  3. Cris, esse valor está incluso no rent. Como o apartamento, os armários e tal é tudo da empresa, para eles é muito vantajoso pagar alguém da manutenção e ter tudo sempre "novo" do que lidar com comprar coisas novas. Antes morávamos em um prédio assim como o que você mora e quando assinávamos o contrato, recebiamos um cartão com o número da manutenção que funcionava 24/7. Uma vez tivemos que chamá-los num domingo de noite! Mas aí, eles vão lá, marido aprende como fazer e não chama mais por "bobagem". Agora ontem eu fiquei trancada do lado de fora da casa e foi o mocinho da matutenção que me salvou do frio :)

    Ps: eu contei da história do potty training e marido achou que você colocava sua filha no vaso sanitária e deva descarga, acredita? Ri muito com a cara de horror dele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não digo? Salve o moço da manutenção!!
      E a Laurinha, coitada, ela nunca foi "flushed" não!! Heheehe! Explica pra ele que é só a roupa suja. A menina fica sã e salva!
      Beijos!

      Excluir
  4. Tchu, fique muito emocionada com que você escreveu, escreve muito bem , lembrei muito bem daquele momento do qual participei um pouco, sofri um pouco, preocupei um pouco, tudo passou, ficaram as lembranças, o companheirismo, a amizade e junto cresceu o amor, venceram, parabens, fico muito feliz por tudo isso. Por traz de tudo isso está a base familiar, a garra, a religião, DEUS, acho que podem considera vencedores. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Gilda. Tenho certeza que tudo isso foi importante. Deus, principalmente. Ele está sempre `a frente e faz a caminhada BEM melhor!
      Beijos!

      Excluir
  5. Tchu,
    agora empolguei!
    Consegui publicarshhhhhh no seu blog!
    Acabou o seu sossego!!! kkkkkk
    Bju,
    saudade demais da conta!
    Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, né, irmã? Já estava passando de hora!! Adorei você aqui.
      Beijos e saudades.

      Excluir
  6. Mas isso não acontece em todo o país, essa preocupação de manter, não chega a ser coisa rara mas também não é geral, alguns lugares e principalmente no norte do país, isso na verdade é uma problematica, porque pra você conseguir que o moço da manutenção venha ou até mesmo para que haja a manutenção no prédio é um verdadeiro ufa!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia... Nos condomínios daqui de Houston, isso é uma regra. E de algumas cidades fora do Texas, onde estão de amigas também. Achei que no Norte eles fossem ainda mais cuidadosos!

    ResponderExcluir
  8. cidades fora do Texas, onde estão algumas amigas

    ResponderExcluir
  9. O serviço foi de graça, mas teve gorjeta? Quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é praxe dar gorjeta para os funcionários do condomínio não... Pelo menos, foi isso que me disseram.

      Excluir