sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Back to School - Volta `as aulas- parte 2



Vou tentar resumir algumas das diferenças entre o sistema educacional escolar americano e o brasileiro. Sei que existem outras (muitas), considero essas as mais gritantes.

primeira já citei no post anterior: o ano escolar.
Aqui, nos EUA, o início do ano letivo é no final agosto/início de setembro e o término se dá no final de maio/início de junho. No Texas, as escolas públicas não podem começar as aulas antes da quarta segunda-feria de agosto. É lei. As particulares podem, mas não saem muito do esquema, começam mais ou menos uma semana antes.
Durante o ano letivo, não se  deixe enganar. Gostam de feriado, como no Brasil. A diferença é que aqui praticamente só as escolas têm esse tanto de feriado. O resto do comércio funciona normalmente quase 365 dias por ano.
Em compensacão, nas escolas - públicas e privadas - tem holidays e breaks pra ninguém botar defeito. É feriado e paradinha ( DE UMA SEMANA OU MAIS!!) por tudo que é motivo: Vamos lá:

1. DIA DO TRABALHO - FERIADO. Todos juntos para comemorar o dia do trabalho sem trabalhar, exceto as mães, que trabalharão dobrado nesse dia. Este ano cai no dia 2 de setembro. OU seja, as aulas mal começaram, e já temos o primeiro feriado prolongado do ano. Êba! (#sóquenão)

2. PARADINHA DO THANKSGIVING - Todos juntos para agradecer por qualquer coisa, incluindo uma semana inteirinha com mamãe e papai.   O Dia de Ação de graças é comemorado na quarta quinta feira de novembro, mas o break dura a semana inteira.

3.PARADINHA DO NATAL E ANO NOVO - Todos junto celebrando o Natal por DUAS SEMANAS. Esperamos que papai possa estar presente nesse aí. De 22 de dezembro a 7 de janeiro.

4.PARADINHA DA PRIMAVERA - SPRING BREAK - Vamos celebrar o desabrochar das flores. Mais uma semana inteira com papai e mamãe observando as maravilhas da Natureza. De 8-15 de março este ano.

5. PARADINHA DA PÁSCOA - 4 dias, igual no Brasil. Só que aqui a "Semana Santa" é de Sexta `a Segunda. 18-21 de Abril.

6.TEACHERS IN SERVICE - Dias aleatórios, mudam de escola pra escola, em que os professores recebem treinamentos específicos.

7. BAD WEATHER DAY - Nunca entendi o motivo desse feriado. Dia do mau tempo, do clima ruim. Pode ter uma tempestade? Um furacão? Uma chuva torrencial? Tudo bem, mas marcar o dia do mau tempo UM ANO ANTES? Que metereologia louca é essa? Se alguém Souber, me avise por favor, porque continuo sem entender. Só sei que é feriado.

 De repente, não mais que de repente, chega maio outra vez. Férias de novo.

No próximo post, vou falar um pouco sobre os distritos escolares e as diferenças entre escolas particulares e públicas.



12 comentários:

  1. Olá Cristiane, tudo bem?
    Gostei do post! Todos que perguntei falaram que as escola americanas tem um ensino inferior as brasileiras, por ser mais específico, você poder escolher as matérias exatas que vc quer estudar, mas gostaria de fazer uma perguntinha: E quanto a cobrança ao aluno, é Maior no Brasil ou nos EUA? Os americanos são realmente mais rígidos?
    Bom, gostaria de sugerir um post sobre high school americano, as reais diferenças entre Brasil e EUA e a relação com a faculdade, tenho me planejado em ir para os EUA, e já pesquisei bastante mas é sempre bom ter mais informações né rs.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suyane. Seja bem-vinda e volte sempre. Estou montando um post sobre HIgh School também, vou publicar em breve. Abraços
      Cristiane

      Excluir
  2. Em compensação aqui eles passam a maior arte do tempo na escola, e mesmo que caia 60 cm de neve as aulas nao são canceladas, na verdade êh mais comum o cancelamento das aulas por freezing rain do que snow storm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm. Interessante... Acho que aqui tem férias demais! Mas, 60 cm de neve, uau, isso é neve pra ninguém botar defeito!
      Abraço

      Excluir
  3. Tô achando que isso tá parecendo um carnaval de feriados igual ao Brasil rs.

    E mesmo assim as escolas funcionam. Tem algo errado com o nosso país rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, é pior! São mais feriados e semanas de descanso. Eu nem coloquei todos. Tem Memorial Day, Independece Day ( se as crinaças estiverem em Summer School), um monte de "day"... Coisa de louco! Mas, é verdade, o troço funciona...
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Cristiane! Sou leitora do seu blog assídua hehe sou estudante do quinto ano da faculdade de medicina e tenho o sonho de ir morar aí algum dia...rsrs mas vou precisar trabalhar muito como médica por aqui antes para juntar uma grana, que tipo de visto tu e teu marido tem? E o curso que ele faz é aproximandamente quanto (em $$)?
    Parabéns pelo blog desde já!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! Entre em contato pelo meu e-mail cristianetuma@hotmail.com
    Terei prazer em responder suas perguntas.
    Obrigada por sua participação aqui no blog.
    Abraço
    Cristiane

    ResponderExcluir