quarta-feira, 16 de outubro de 2013

3x4 (para os que ainda não me conhecem)




Cristiane Araújo Tuma Santos

Esse é seu nome, mas ela usa Cristiane Tuma desde sempre. E acha muito estranho aqui ser Cristiane Santos. Para os íntimos, Tchu.
Se acaso perguntarem quem é ela, digam que ela é brasileira, 35 anos, casada há 17, mãe de três meninas e médica hematologista.
Digam que ela escreve mas não é escritora, tem blog, mas não é blogueira. Digam que costura mas não é costureira, cozinha, mas não é cozinheira. E por aí vai…
Digam que ela tem sonhos. E foi em busca desses sonhos que ela veio parar aqui, na Terra do Tio Sam.
Digam que os planos dela incluíam um período sabático de um ano - que já dura quase dois.
E se perguntarem por que Houston, digam que foi por causa do Medical Center (porque ela nunca quis abandonar a Medicina) mas que nesses dois anos, ainda não pisou os pés lá. Aliás, já pisou sim, uma boa quantia de vezes, mais até do que gostaria, como mãe e não como médica.
Digam que, `as vezes, ela se incomoda um pouco com a “longura” desse período de descanso em que faz de tudo, menos descansar. É voluntária na escola, na biblioteca,  líder de oração, aluna de francês, motorista e tradutora.
Digam que ela é de Goiânia, e deixou pra trás cinco empregos, sendo dois consursos públicos, a Diretoria de um Hemocentro Regional, um cargo de Professora da Faculdade de Medicina  da PUC-GO e um consultório lotado;  mas que não olha pra trás. Digam que ela ama sua família e seus amigos que ficaram no Brasil e essa é a única coisa de que sente falta.
Digam que ela é cristã praticante, que frequenta assiduamente duas igrejas (uma brasileira e uma americana). Frisem que ela sabe que isso não a torna melhor do que ninguém. Frisem bem. Mas, ela espera refletir nos seus atos aquilo que acredita no seu coração.
Digam que ela  tem sido sombra enquanto o cônjuge é a figura  - e ela é relativamente bem-resolvida com isso (mas faz terapia pra não pirar.)
Digam que essa é ela  em 3x4 -  se acaso perguntarem.

18 comentários:

  1. Essa é minha amiga Cristiane. Cada dia você está melhor neste dom que Deus te deu: o de escrever. Deus tem te abençoado e grandes coisas ainda tem para vocês. Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga! Amém e amém!
      Saudades de ti! Apareça!
      Beijim
      Cris

      Excluir
  2. nao sabia q vc estudava frances!!! legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento. Fiz Alliance Française um tempo, agora estou com um app no celular. Tentando ver se aprendo sozinha, já que o ritmo está corrido.
      Abraço
      Cris

      Excluir
  3. Estou pensando em ir para terra do tio Sam por medo da turma dona Dilma, não era sonho, mas vamos fazendo o meu caminhar o sonho realizado, não importa onde....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação aí está bem ruim... mas se quiser vir pra cá mesmo, me mande e-mail que eu tento responder suas dúvidas.
      Abraço,
      Tchu

      Excluir
  4. Que post bacana! É sempre bom ficar conhecendo as pessoas um pouco melhor. Imagino que a mudança de país não tenha sido fácil pra vc (na verdade não é pra ninguém, né?), mas fico feliz de saber que vc está feliz. São histórias como a sua que gosto de ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi fácil - não tem sido - principalmente a parte do dim dim... de 5 empregos para nenhum é duro! Mas, nada tem nos faltado e sempre é bom lembra que outras coisas na vida são mais valiosas que o dinheiro.
      Abraço,
      Cris

      Excluir
  5. Adorei te conhecer melhor! E voce eh lindaaa!! Quero ser assim nos meus 35. hahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  6. amei demais esse 3x4!!
    eu morria e achava que vc era loira. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Deve ser porque na foto do perfil de conta google, meu cabelo está com luzes, aí parece que são mais claros. Mas a cor original é a dessa foto.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Tchu!
    Saudades.
    Minha irmã esteve no consultório da Jú nesta semana.
    Saudades de vcs.
    Bjs nas meninas e no Christiano.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruno!
      Nossa, que legal sua irmã lá na Ju! Depois de tantos anos...
      Beijos na sua famíla também!
      Tchu

      Excluir
  8. Respostas
    1. Que bom que gostou, porque essa sou eu! ;)
      Beijos
      Cris

      Excluir
  9. Cristiane, adorei ler seu 3x4. Sou medica pediatra, formada ha 12 anos e vi que vc postou na comidade do usmle do fb sobre seu marido. Estou aqui há 3 anos, tive minha filha aqui logo que cheguei e estou tb na saga de tentar estudar para o USMLE. Fiquei admirada com sua firmeza nas suas escolhas. É muito dificil ficar parada, somente como mae e tenho sentido muito isso. Ler o seu perfil, me fez refletir um pouco mais e me deu uma certa energia para continuar!! Parabéns!!! Abraços Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, pra mim o difícil vai ser recomeçar… Estou ensaiando, ensaiando… Cada hora invento uma desculpa. Ficar parada com três filhos realmente não acontece aqui! Sempre invento o que fazer. Estou amando, só falta a remuneração!! Rsss
      Obrigada por sua visita! Volte sempre.
      Cris

      Excluir